A ÁGUA MINERAL VITALLI

ÁGUA MINERAL É MELHOR PARA O CONSUMO DO QUE ÁGUA COMUM FILTRADA?

Sim. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a água mineral natural é aquela obtida diretamente de fontes naturais ou artificialmente captada, de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais (composição iônica) e pela presença de oligoelementos e outros constituintes. Já a água filtrada comum é proveniente de rios, represas ou lagos que, frequentemente poluídos, necessitam de tratamento químico para garantir sua potabilidade.

A vantagem da água mineral sobre a filtrada é que, como é obtida de fontes profundas, é enriquecida de sais minerais e livre de impurezas. De maneira geral, a água que chega nas residências, vinda dos sistemas públicos de tratamento, já passou por um processo de filtragem e está livre da maioria dos contaminantes. Porém, ao passar pelos encanamentos e/ou de caixas d’água mal higienizadas, a água pode adquirir outras sujidades. Para tanto, recomenda-se o uso de filtros domésticos, que devem ser periodicamente revisados e trocados, segundo as informações de cada fabricante.

Existem diversas marcas de água mineral que diferem entre si quanto à sua composição química. A profundidade da fonte, temperatura e tipo de rocha influenciam a quantidade e variedade dos sais minerais. Isto também faz com que cada água tenha um sabor particular.

Entretanto, é importante que a qualidade das águas minerais seja constantemente avaliada em relação à sua composição química pois, possivelmente, podem apresentar concentrações de minerais maiores ou menores do que os níveis recomendados e, ainda, componentes inorgânicos ou microbiológicos indesejados.